De acordo com recente pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, 52,5% dos brasileiros estão acima do peso – sendo, desses, 17,9% considerados obesos. O Brasil, inclusive, está em terceiro lugar no ranking de obesidade do Brics (países emergentes considerados subdesenvolvidos), ficando atrás apenas da África do Sul e Rússia.
Esta crescente nos índices tem chamado a atenção do mercado fashion e na última década, felizmente, muitas marcas bacanas surgiram voltadas ao público plus-size – o que já é realidade na Europa e nos Estados Unidos faz muito tempo. E dentre essas lojas que apresentam conceito que vai muito além de calças jeans e camisetas está a paulistana Oh! Querida, inaugurada há três anos.
Por trás da marca está a designer gráfico Sheila Ghiraldini, de 30 anos, que entende como ninguém seu target, uma vez que, assim como seus clientes, ela sabe muito bem todas as dores e delícias de se estar acima do peso. Desde criança teve contato com o mundo da confecção (seus pais têm lojas no Brás e Bom Retiro), mas não era esse o caminho que pretendia trilhar.
Seu sonho era ser ilustradora da equipe de Maurício de Sousa e sua grande distração na infância era pintar os Almanacões da Turma da Mônica com roupinhas estampadas às personagens da série. Com diploma em mãos, porém, não se identificou tanto assim com a carreira que escolhera seguir. Pulava de trabalho em trabalho e não se satisfazia em nenhum deles.
Eis que certo dia, ao acaso, um vídeo no qual a estilista Helen Rödel contava sobre seu processo de criação acendeu uma luzinha na cabeça da menina que crescera entre linhas, modelagens e tecidos: a moda! O documentário a incentivou a cursar Desenho de Moda, que lhe deu noções básicas de croquis e a tentar também Modelagem – a matemática pura, contudo, fez com que desistisse logo no começo.
Com excelente visão criativa e antenada nas tendências, Sheila recorreu à mãe, uma expert no que diz respeito aos moldes, caimentos e afins, para tocar a quatro mãos o projeto de investir em uma marca que atendesse ao público carente de peças descoladas e com identidade além do simples vestir.
Afinal de contas, ela mesma passou boa parte da juventude com o ‘uniforme’: calça jeans de corte reto + camiseta customizada + tênis. Não demorou a que a dupla montasse a primeira coleção – pela demora no processo de produção, optou-se inicialmente pela revenda de peças selecionadas que vestissem do 36 ao 56. Com a primeira coleção selecionada, abriram uma loja de bairro, que acabou não conquistando o fluxo de movimento esperado pelas duas.
Sheila não desistiu da ideia, apenas trocou o ponto fixo por um e-commerce e com o incentivo da mãe, focou-se na criação de estampas próprias para camisetas da Oh! Querida, que hoje produz ainda saias e vestidos pensados nas curvas do corpo plus size, atentando-se em demasiado à modelagem para que as peças possam vestir bem todas suas clientes.
Mesmo com o foco no público feminino plus size, a marca oferece tees, seu carro chefe, em 8 tamanhos de numeração, que vai do PP ao 5G e conta com opções para ambos os sexos. As almofadas também atendem uma clientela independente do peso. E os produtos podem ser adquiridos online ou em dois boxes na Endossa, na rua Augusta (um para roupas e outro para almofadas).
Curiosamente, ao trocar a loja física pelo e-commerce, Sheila pode se aproximar ainda mais de suas clientes, graças às participações em diversos bazares do segmento, o que considera gratificante por poder conhecer e ouvir de perto as histórias da clientela.
A principal proposta da Oh! Querida é proporcionar diversão ao vestir – independente do tamanho, idade ou gênero da pessoa – apostando em estampas alegres e coloridas, incentivando as pessoas a brincarem, misturarem e ousarem num vestir sem regras.
As inspirações vêm de toda parte: desde uma cor ou padronagem que lhe chamou a atenção até músicas, seriados e novelas que fizeram e fazem parte de sua vida (vide A Usurpadora, Maria do Bairro e Ru Paul).
O trabalho é árduo e os desafios diários, uma vez que são apenas duas mulheres gerenciando uma marca em crescimento. Sheila se volta ao criativo e atendimento, enquanto sua mãe cuida da mão de obra, logística, estoque e entrega nos produtos.
Todo esforço é válido, porém, quando o retorno – um feedback positivo e satisfação de seus consumidores – dá as caras. Que a trajetória siga sempre com sucesso!
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