http://economia.ig.com.br/carreiras/carreira+de+modelo+atrai+pelo+glamour+mas+exige+trabalho+duro/n1597030516689.html
Mercado
O lado mais conhecido profissão está nos desfiles de moda. Mas uma modelo também pode atuar em campanhas publicitárias, fotos editoriais, dublês de atrizes ou atores, feiras, eventos, vinhetas de programas, figurantes de videoclipes, showrooms de lojas e em festas. "O glamour está nas passarelas, mas a modelo tem diversas opções de trabalho", destaca Margareth.
Batista ressalta que há dois tipos de modelos: a fashion e a comercial. A primeira é a que vai desfilar e atuar apenas no mercado da moda. A segunda faz campanhas publicitárias, fotos e comerciais.
Nesta edição do São Paulo Fashion Week (SPFW), que acontece nesta semana, cerca de 350 modelos estão desfilando, segundo dados da organização do evento.
Formação
Mesmo sendo uma carreira que depende muita da aparência, o conteúdo também é fundamental. Por isso, apesar de não existir uma formação específica, há diversos cursos preparatórios e de especialização. "Aulas de maquiagem, etiqueta, alimentação e como se vestir. Tudo isso influencia na hora de ser contratada. Seja na passarela ou para trabalhar em feiras e eventos", explica Margareth.
Foto: Danilo Chamas / Fotomontagem iG sobre SCX
Além da passarela, modelos podem atuar em eventos, comerciais, dublês e fotos
Como na maioria das profissões, também há um registro profissional de trabalho, emitido pela Delegacia Regional de Trabalho (DRT) e representado pelo Sindicato de Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversão (Sated). A exigência depende muito do trabalho, mas Margareth destaca que no São Paulo Fashion Week, por exemplo, todas as modelos devem ser registradas.
De acordo com o Sated, para se registrar a modelo deve encaminhar toda sua documentação, incluindo seu portfólio, cursos na área regulamentados pelo sindicato e comprovante de conclusão do Ensino Médio. O material será analisado pelo Conselho de Capacitação Profissional, que poderá aprovar ou não o registro.
Perfil
A principal característica para essa profissão, segundo Margareth, é a persistência. "Principalmente para quem está começando, é fundamental que não desista na primeira reprovação. No início, é comum ouvir muito 'não'."
Ter disciplina, atitude, educação, facilidade de relacionamento e ser uma pessoa equilibrada também são fatores que influenciam no sucesso da carreira.
Margareth ainda lembra que a saúde, tanto psicológica quando física, é essencial. "Pode surgir um trabalho para participar de uma festa um dia antes de uma sessão de fotos de manhã. Pode ser exaustivo e uma modelo nunca pode parecer que está cansada." Além disso, é desgastante emocionalmente. "Você nunca está segura. É como se tivesse que procurar emprego todos os dias." Há muita instabilidade financeira, que acaba influenciando no emocional.
Bom gente nós ainda não temos vez no SPFW e a matéria fala sobre modelos num modo geral, mas serve pra nós Plus Size também!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comenta que a gente gosta!